3 desafios na gestão de equipes ABA

3 desafios na gestão de equipes ABA

3 desafios na gestão de equipes ABA

Existem cada vez mais profissionais especializados em intervenção com ABA, que usam essa ciência principalmente para pacientes com autismo. Um método que transforma completamente o tratamento e a evolução de pessoas com TEA.

Mas, com isso, também surge uma necessidade: superar desafios que vêm na hora de gerir as equipes que trabalham com ABA.

Os obstáculos aparecem no dia a dia e acabam atrasando a rotina da clínica e gerando inconsistências nos processos. E isso atrapalha muito o trabalho, não é mesmo?

Neste conteúdo, vamos te contar quais são os principais desafios encontrados na gestão de uma equipe ABA e a solução para superá-los. Continue lendo.

3 maiores desafios na gestão de equipes ABA

1 – Trabalho em equipe

Dentro da clínica podem haver muitos terapeutas especializados em intervenção com ABA. Por causa da quantidade de profissionais envolvidos, a gestão desse time pode se tornar complexa, já que cada um tem sua forma de trabalhar e se organizar.

É muito importante, ainda mais em clínicas grandes, desenvolver uma forma de gerir todos os profissionais com eficiência e rapidez.

2 – Gestão da informação

Muitas clínicas ainda trabalham com documentos físicos. As informações dos pacientes ficam armazenadas em pastas, com muitos papéis diferentes e escritos a mão, o que demanda mais tempo do profissional tanto para encontrar dados quanto para organizá-los e atualizá-los.

Além disso, há o perigo de que algum documento se perca ou sofra algum dano, prejudicando assim todo o banco de dados sobre a evolução daquele aprendiz.

Essa forma de armazenamento é ultrapassada e atrapalha muito a gestão das equipes ABA. O melhor é utilizar um meio digital e seguro para guardar as informações da clínica.

3 – Exaustão mental da profissão

Muito tem se falado sobre esgotamento mental, cansaço e ansiedade por causa do trabalho. Pesquisas apontam que profissionais da saúde e psicólogos estão entre as profissões mais acometidas desse problema.

Uma das causas é que são ofícios que exigem bastante do profissional, muita dedicação, comprometimento e responsabilidade sobre a vida do outro.

Por isso, é essencial pensar nisso também na hora de gerir o time. Todos os profissionais precisam de uma forma de trabalho que impulsione seus resultados e facilite sua rotina.

Como ter um time de excelência e fazer uma boa gestão de equipes ABA?

Todos esses desafios nos levam a uma conclusão: é essencial contribuir ao máximo pela qualidade de trabalho desses profissionais. Assim, preservando a saúde deles e alcançando o melhor aproveitamento para os aprendizes e para a clínica.

Hoje, existem formas simples e facilitadas para construir uma rotina otimizada e com processos que funcionam de verdade.

A recomendação é ter um sistema efetivo, que seja focado 100% na necessidade da sua equipe.

Para o trabalho de terapia baseada em ABA, a WayABA é a opção mais completa, que vai ajudar o time a:

  • economizar tempo e recursos;
  • comunicar-se de forma simples e rápida;
  • organizar e ter sempre à mão as informações mais importantes de todos os aprendizes;
  • acessar dados em tempo real, de vários dispositivos.

Saiba mais sobre a WayABA e entenda uma forma inovadora de gerir sua equipe ABA clicando aqui.

whatsapp button