Como monitorar e avaliar o progresso das crianças autistas na terapia baseada em ABA?

Como monitorar e avaliar o progresso das crianças autistas na terapia baseada em ABA?

Como monitorar e avaliar o progresso das crianças autistas na terapia baseada em ABA?

Muitos terapeutas que trabalham com ABA têm dificuldades para mensurar a evolução e progresso das crianças autistas, com dúvidas sobre como fazer isso da forma correta. Mas deixar de lado o monitoramento, ou registrar dados incorretos, é perigoso e pode prejudicar totalmente a efetividade das intervenções.

Neste conteúdo, você vai aprender a monitorar e avaliar a evolução das crianças autistas durante o processo de terapia ABA. Continue lendo.

Passo a passo para monitoramento e avaliação na terapia baseada em ABA

O terapeuta que trabalha com intervenções baseadas na ABA necessita de uma avaliação do aprendiz. Só assim ele terá informações suficientes para montar um plano de ensino personalizado para a criança, estabelecendo metas e objetivos a serem alcançados na terapia para buscar desenvolver repertório.

Vamos listar agora todos os pontos importantes que você, como terapeuta, não pode deixar de lado:

1 – Registros

O registro dos programas é importante no processo terapêutico porque cada aprendiz é único – e precisa ter sua jornada avaliada dessa mesma maneira. Tudo o que acontece durante as intervenções baseadas em ABA precisa ser documentado, com todos os pontos importantes muito bem discriminados, como:

  • Qual atividade será realizada?
  • Qual o objetivo?
  • Número de tentativas?
  • Quais ajudas serão fornecidas?
  • Número de respostas corretas e incorretas?

Ter sempre à mão esses dados sobre o aprendiz eleva muito a eficácia da terapia com crianças neuroatípicas. Por isso, o terapeuta não deve jamais deixar de anotá-los.

2 – Acompanhamento

Além de registrar, monitorar também é tarefa do terapeuta especializado em ABA.

Os dados registrados são ouro para a evolução das crianças autistas. É através do acompanhamento deles que é possível saber como está o andamento das metas estipuladas, além de determinar os próximos passos da terapia.

O terapeuta deve manter esses registros organizados, com as informações catalogadas, para consulta facilitada sempre que necessário. 

3 – Avaliação

Depois de registrar e monitorar todos os passos do processo, a avaliação dita o caminho a ser seguido na terapia baseada em ABA.

Ela deve responder perguntas como:

  • Como será o andamento das metas e objetivos?
  • Quais estímulos utilizar?
  • Quais áreas priorizar?
  • Como treinar o terapeuta?
  • Quais consequências aplicar após respostas corretas?
  • As intervenções escolhidas ainda fazem sentido ou é hora de propor outras?

Essas avaliações devem ter uma frequência para garantir a qualidade da terapia e também indicar o progresso das crianças autistas — otimizando e guiando novas escolhas.

A ferramenta ideal para monitoramento e avaliação na terapia ABA

Todos os passos citados acima são procedimentos-padrão para especialistas em ABA. Mas eles podem ser simplificados com o apoio da tecnologia WayABA: um sistema 100% focado nas necessidades de equipes que trabalham com a terapia baseada em ABA.

Ao usar a plataforma WayABA, você deixa de registrar tudo à mão e também não precisa armazenar uma grande quantidade de papel. Além disso, consegue gerar relatórios e dashboards de forma automática, sem precisar calcular à mão ou passar horas trabalhando em planilhas.

A WayABA é a opção mais completa para uma rotina otimizada, com processos que funcionam de verdade e aprimoram os resultados da terapia ABA.

Com ele, você vai:

  • Economizar tempo 
  • Ter relatórios diários em poucos cliques
  • Ter sempre à mão as informações mais importantes de todos os aprendizes, sem precisar carregar todas as folhas de registro
  • Acessar dados em tempo real, em vários dispositivos e em qualquer lugar

Saiba mais sobre a WayABA e conheça uma forma inovadora de avaliar e monitorar a evolução dos aprendizes clicando aqui.