Escovar os dentes, usar o banheiro e calçar os sapatos são tarefas que começamos a aprender desde cedo a desenvolver a coordenação motora. Mas quem convive com uma criança com deficiência sabe que, para elas, essas atividades podem não ser tão simples. Assim, selecionamos 5 atividades para desenvolver a coordenação motora de crianças com autismo.
É muito comum que crianças com autismo apresentem atraso no desenvolvimento motor, comparadas às crianças neurotípicas. Executar movimentos, dos mais simples aos complicados, pode ser um desafio.
Por isso, é papel de toda a rede de apoio — familiares, professores e outros profissionais — ensinar e estimular essas habilidades.
Neste conteúdo, você vai entender a importância de impulsionar o desenvolvimento da coordenação motora em crianças com TEA e aprender 5 atividades que podem ajudar nessa tarefa. Vamos lá?
O desenvolvimento motor é o que faz nossos músculos agirem e executarem todas as atividades do nosso corpo. Para uma criança com TEA, aprender certos movimentos requer mais esforço e dedicação, e por isso precisa de mais estímulo.
São dois os tipos de motricidade:
A coordenação motora ampla ou grossa se relaciona com o controle corporal geral. Essa habilidade nos permite realizar movimentos “grandes”, como manter a postura, caminhar e dançar.
Já a coordenação motora fina é responsável pelos movimentos mais precisos, que necessitam do controle de músculos menores. Utilizamos esse tipo de coordenação para escrever, desenhar, escovar os dentes e fazer outras atividades manuais.
Desenvolver bem essas habilidades é de extrema importância para que a criança com TEA consiga realizar atividades do dia a dia com mais independência.
Além do acompanhamento com profissionais, é possível estimular o desenvolvimento motor também em casa, de uma forma lúdica e divertida.
Assim, o pequeno vai adquirir, brincando, habilidades que vão ajudar na hora de se relacionar com o ambiente — como segurar objetos e usar talheres — e de interagir com outras crianças.
Essa brincadeira ajuda a criança com TEA a entender seus movimentos e descobrir mais sobre seu corpo e seus limites. Para isso, faça gestos e ações e peça para o pequeno imitar. É uma atividade divertida para toda a família!
É possível montar uma pista de boliche dentro de casa com o que já tem por aí! Basta utilizar garrafas pet e uma bolinha. O exercício, além de ser uma ótima forma de se movimentar, estimula o desenvolvimento da coordenação motora grossa.
Qual criança não gosta de criar muitas brincadeiras com massinha de modelar? Essa atividade ajuda muito na coordenação motora fina e na criatividade. Para crianças com autismo, estimula também a vivência de novos movimentos, sensações e texturas.
Seja com o uso dos dedos, buchinhas, cotonetes ou de pincéis, brincar com tinta leva a criança a estimular os sentidos de visão e tato, além da criatividade. Você também pode oferecer outros materiais para o desenho, como gizes de cera de tamanhos diferentes, papel, lousa, tecido etc.
Com uma caixa de sapato, barbante e pregadores coloridos você consegue criar uma brincadeira com muito potencial de desenvolver os movimentos da criança. Brincando de estender e recolher a roupa, o pequeno é encorajado também a ser mais independente.
Não deixe a criatividade de lado e busque com sua criança outras brincadeiras divertidas que também ajudem a desenvolver essas habilidades!
4 atividades de ABA para usar no tratamento de autismo
Comportamento de crianças neuroatípicas: quais são e como identificar?