Pessoas neuroatípicas apresentam características e comportamentos próprios e distintos. Assim, o tratamento também tem de ser diversificado para atender às necessidades de cada uma e garantir os melhores resultados para o bem-estar do autista, assim como da família.
Dessa forma surgiu a abordagem científica Applied Behavior Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada — ABA. Uma ciência baseada na aprendizagem, que considera diversos princípios comportamentais, sendo uma das intervenções mais bem sucedidas para o desenvolvimento de pessoas com TEA.
Neste conteúdo, vamos te mostrar como funciona a ABA para tratamento de autismo. Continue aqui e saiba mais!
A terapia baseada em ABA propõe uma série de intervenções que podem ser feitas tanto em consultório (com terapeutas e analistas ABA credenciados) quanto em outros ambientes do convívio do autista, com a família, por exemplo. É um trabalho conjunto de toda a rede de apoio da criança, utilizando a ciência como guia.
As avaliações ajudam a entender a fundo o comportamento da criança e analisar como essas ações são afetadas pelo ambiente e identificar as melhores formas de aprendizado, com uma série de intervenções da ciência.
O terapeuta ou os pais vão ensinar à pessoa neuroatípica determinados preceitos com bases em ações que antecedem e sucedem os comportamentos positivos. Usando a motivação para garantir a resposta desejada a um estímulo.
São trabalhados durante a terapia ABA:
A ciência ABA trabalha com um plano personalizado e pode ser iniciada em qualquer idade, com múltiplos benefícios, seja qual for a etapa de desenvolvimento da pessoa com TEA.
Mas, quanto mais precoce o aprendiz receber as intervenções, mais chances de evolução e aprendizado.
As maiores vantagens da ABA para pessoas com TEA (sejam crianças ou adultos) é que as intervenções buscam proporcionar autonomia e independência. Com o processo da terapia, pacientes neuroatípicos conseguem evoluir de forma considerável na comunicação e socialização, superando dificuldades em ações importantes para o dia a dia.
E trabalhando a técnica também nos outros ambientes (como casa, escola etc), com toda a rede de apoio, os resultados são ainda mais expressivos e rápidos.
Veja aqui 4 atividades de ABA para usar no tratamento de autismo
Para melhor análise e tomada de decisão, é necessário que as respostas das crianças sejam registradas e mensuradas.
A WayABA é um software inteligente e especializado na ciência ABA para tratamento de autismo. Uma plataforma completa e intuitiva, que pode ser acessada de forma simples até mesmo através do celular.
O software serve para gestão de todas as pessoas que fazem uso da intervenção ABA, com todas as funcionalidades necessárias, com plataforma disponível para computador, além de aplicativos para Android e iOs. Confira mais informações aqui.